Afinal o que é um produto sustentável?
O tema da sustentabilidade tem ganho uma importância crescente nos dias de hoje.
É sabido que se mantivermos o ritmo atual de produção e consumo, não há como garantir os recursos naturais suficientes para uma vida digna das próximas gerações.
E talvez por isso, devido à crescente divulgação e consciencialização do impacto ambiental que as nossas escolhas diárias enquanto consumidores têm no nosso planeta, são cada vez mais as marcas e as campanhas de publicidade que associam os seus produtos ao conceito de sustentabilidade.
Mas será que todos os produtos estão à altura dessa afirmação? Conseguem os consumidores identificar um produto sustentável?
A realidade é que…Tudo tem o seu impacto!
Primeiro, é importante ter consciência de que tudo tem um impacto, e por isso, na hora de escolher devemos optar por produtos e marcas conscientes, que tentam minimizar ao máximo o seu impacto negativo no meio ambiente, mas não existem empresas 100% zero waste!
“Sustentabilidade” a nova palavra da moda.
O Conceito de sustentabilidade foi criado com base na definição de desenvolvimento sustentável – introduzido em 1987 no relatório ” Our Common Future” e definido como o “atender das necessidades das gerações atuais, sem comprometer a possibilidade de satisfação das necessidades das gerações futuras.”
De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) a sustentabilidade é definida como um conjunto de práticas que garantem os direitos do homem, satisfazendo as necessidades presentes e futuras, sem causar danos irreversíveis no ecossistema e sem comprometer o futuro das gerações vindouras.
Embora o foco seja maior na questão ambiental, a sustentabilidade está também relacionada com a vertente económica e social. Por isso, sustentabilidade é um conceito multidimensional que engloba a integridade ambiental, o bem-estar social, a resiliência económica e a boa governação.
O que é um produto sustentável?
- Produto feito de materiais responsáveis, produzido de forma ética, com um ciclo de vida eficiente e que no final da sua vida pode ser descartado com o mínimo de impacto.
Por isso, no momento de escolher avalie:
- Materiais:
Utilização de materiais responsáveis, que não utilizem substâncias perigosas ou que provoquem a depleção de recursos naturais. Um material sustentável pode ser reciclado, recuperado ou rapidamente renovável. Ter em atenção não só o material do próprio produto mas também ao da sua embalagem.
- Método de Produção:
É fundamental que o processo de produção de um produto sustentável tenha um reduzido impacto ambiental. Por isso é importante perceber, por exemplo, se há utilização de produtos químicos, qual a quantidade de água utilizada e o volume de excedente resultante para fabricar este produto.
- Ciclo de vida:
Questione-se se o produto serve para o propósito para o qual foi desenvolvido, se apresenta os padrões de qualidade para a sua utilização mas também para a sua REUTILIZAÇÃO! Ou seja, se o produto permite e/ou incentiva à sua reutilização, reciclagem ou compostagem.
Um produto sustentável com um ciclo de vida eficiente vai permitir: uma redução da pegada de carbono, uma utilização mais prolongada e menos desperdício.
- Impacto Socioeconómico:
A sustentabilidade tem também uma vertente social e económica e neste âmbito devemos tentar perceber como é que a empresa se comporta para com os seus trabalhadores. Por exemplo, se existe uma alocação justa de receitas e lucros, se existe trabalho infantil, etc.
Sempre que possível compre os seus produtos e matérias primas produzidos na sua localidade, pois vão ter uma cadeia de distribuição curta o que vai minimizar a pegada de carbono e promover a economia das empresas da região.