Vegan e Cruelty Free: Quais as diferenças?
A enorme variedade e oferta de produtos que existe atualmente no mercado, obriga-nos a ser consumidores muito mais informados daquilo que levamos para casa. A utilização dos termos vegan ou cruelty free nas embalagens dos produtos são cada vez mais comuns, mas a realidade é que muitas vezes estes conceitos são utilizados de modo a induzir em erro o consumidor.
É por isso essencial compreender estes conceitos e ter recursos para fazer escolhas mais conscientes, por si, pelos animais e pelo meio ambiente.
Produtos Vegan e Cruelty Free: Quais as diferenças?
Produto Vegan: Significa que não contém nenhum ingrediente de origem animal ou derivado de animais na sua formulação. Contudo, ser um produto vegan não significa ser orgânico ou natural, por isso pode conter ingredientes sintéticos vegan ou derivados do petróleo. Pode então parecer óbvio assumir que um produto vegan é também cruelty free, mas nem sempre isso acontece!
Produto Cruelty Free: Significa que é “livre de crueldade” animal, ou seja, em todo o seu processo de criação e produção nunca sofreu quaisquer testes em animais, quer seja pela própria marca, por laboratórios externos, pelo fabricante do produto ou pelos fornecedores das suas matérias primas. No entanto, um produto que menciona ser só “cruelty free” não significa que também seja vegan! Por exemplo, o produto final não foi testado em animais, contudo poderá conter na sua fórmula cera de abelha.
Estima-se que só nos Estados Unidos, 100 milhões de animais sofrem e morrem todos os anos em laboratórios devido à realização de testes de produtos químicos, medicamentos, alimentos e cosméticos. Diferentes espécies de animais são submetidas diariamente a métodos de tortura como a inalação de gases tóxicos, imobilização forçada em contentores durante dias seguidos ou ainda a injeções de químicos corrosivos nos seus olhos, para a realização destes testes.
O porquê dos testes em animais.
Segundo a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), uma das grandes razões para as empresas continuarem a testar em animais é para puderem ter dados com que se possam defender caso algum consumidor lesado as tente processar. Outra razão, é porque estes testes são mais fáceis e baratos comparativamente com os testes alternativos já existentes.
A União Europeia proibiu, em 2013, os testes em animais na indústria da cosmética. Mas será este um motivo para ficarmos mais descansados? Infelizmente não. Para além das matérias primas provenientes de outros países poderem ter sido testadas em animais, existem também muitas lacunas na lei, bem como políticas locais externas à União Europeia que não o proibiram.
Por exemplo, se uma marca quer vender os seus produtos na China, vão ter de se submeter às leis locais e a lei chinesa exige que todos os produtos vendidos no país sejam testados em animais. Ou seja, mesmo que as marcas não queiram e não realizem testes em animais na União Europeia, se pretendem entrar no mercado chinês, são obrigados a fazê-lo. Esta é a realidade da grande maioria das marcas que encontramos no supermercado.
Em resultado, muitas marcas que se dizem cruelty free, na verdade, não o são a 100%.
De agora em diante, repare nos sites destas marcas se têm a nota de que têm de cumprir as leis locais quando exigidas.
O significado do selo Leaping Bunny.
Reconhecido internacionalmente, a presença do símbolo Leaping Bunny garante aos consumidores de que se trata de um produto 100% testado com métodos alternativos. Para que seja atribuído este selo, o produto é previamente sujeito a uma série de testes de forma a garantir que não houve contacto com nenhum animal. Este selo é concedido pelo Leaping Bunny Program da Cruelty Free International, um grupo de proteção e defesa animal.
Adicionalmente, a presença do selo Leaping Bunny também assegura que os produtos são vegan, ou seja, não têm qualquer ingrediente de origem animal.
Como garantir que é um produto vegan e/ou cruelty free?
Não confie em todos os logótipos!
- Procure os selos certificados no rótulo
Nem tudo o que tem um logótipo de um coelho na embalagem é um produto cruelty free! Existem várias marcas que usam logótipos com coelhos como forma de greenwashing.
Por isso, mostramos-lhe alguns logótipos oficias nos quais pode confiar.
Para os produtos Cruelty Free.
– Leaping Bunyy – Cruelty-Free International
– Global Beauty without Bunnies – PETA
– Choose Cruelty-Free
Para os produtos Vegan.
– Vegetarian Society
– União Vegetariana Europeia
- Pesquise nos websites oficiais
No site da PETA, organização internacional que luta pelos direitos dos animais, pode encontrar uma lista de todas as marcas que têm o selo da organização. Pode também fazer essa pesquisa no site da Cruelty Free International, da Vegetarian Society e da União Vegetariana Europeia
Faça escolhas mais conscientes, faça a diferença!